Unidade 1





Unidade 1


Ambiente e-proinfo
 

http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/web/main.jsp?url=http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/interativo/acessar_espaco_sistema/acessar.htm?auth=autenticarUsuario#pos/_/http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/interativo/acessar_espaco_sistema/acessar.htm?auth=autenticarUsuario/_/end_pos/_/

Guia do Cursista



Texto:
Por que precisamos usar a tecnologia na escola? 

As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade
                                                                                  Por Edla Ramos




Atividades:


Atividade 1.1a
1 - Apresente-se ao colegas  e escreva uma breve biografia sobre você;
2 - Deixe que te conheçam um pouco mais: escreva sucintamente sobre seus sonhos pessoais, profissionais e sociais;
3 - Exponha-se: comente sobre seus colegas/amigos de profissão, a trajetória percorrida, a sensibilidade, a criatividade...Ou sobre algum aspecto que lhe interessou, baseando-se nos escritos postados por eles.
Obs.: no forum você participa duas vezes, uma com a sua contribuição e outra comentando a contribuição dos colegas         

Atividade 1.1b

Informações
Agora que você já terminou a leitura, pense numa (ou nas) escola(s)que você conhece que possui/possuem laboratórios de informática. Elabore, então, um ... Mais

Atividade 1.2

Informações
Nesta atividade convidamos você a assistir alguns videos que estão disponíveis na internet.
Selecionamos uma lista de vídeos que consideramos pertin ... Mais


Assista os vídeos:

  • Criança – a alma do negócio: este é um trailler do documentário de Estela Renner e Marcos Nisti sobre publicidade, consumo e infância. Convida você a refletir sobre seu papel dentro deste cenário e sobre o futuro da infância;
  • Viciado em world of warcraft: é possível, literalmente, ficar viciado em um jogo de computador? Segundo os autores deste vídeo, é possível sim;
  • Fases da Revolução Industrial: aula de História destinada a alunos do Ensino Fundamental, produzida pela Profa. Alessandra Nóbrega;
  • O impacto da tecnologia da informação na vida social: reportagem do canal Futura abrangendo diversos impactos das TIC nas nossas vidas. Tem um conteúdo mais otimista;
  • Ladislau Dowbor – Educação e tecnologia: parte inicial de uma longa entrevista à Rede Vida que argumenta que, frente à explosão atual do universo do conhecimento e das tecnologias correspondentes, a escola tem de repensar o seu papel. A visão do entrevistado é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora. Se desejar ver o restante da entrevista, ela está disponível, em várias partes, no site do YouTube.




Para 
Leitura dá página 45 (Refletir)até o final da Unidade 1

Importante:

Acessar:
- Computador que máquina é essa
- História dos números
- Hardware e software

Para refletir: icone_para_refletir.png
Depois que vocês já tiverem discutido no fórum, que tal refletir um pouco sobre: que diferenças você percebe entre a discussão presencial e a discussão realizada no fórum? Não seria bacana conversar a respeito disso e registrar suas conclusões num cartaz para publicar no corredor da escola?Assim você compartilha com outros colegas a respeito da sua experiência.
Para que possamos entender preliminarmente como funciona o computador, precisamos compreender que o que ele faz é, basicamente, processar informações.
Preparamos a animação “Computador: que máquina é essa?” para iniciar os estudos dessa temática.
Sugerimos ainda que assista aos vídeos da TV Escola, da Série Bits e Bytes que também apresentam esses conceitos básicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário