Unidade 4

Unidade 4

Ambiente e-proinfo
 

http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/web/main.jsp?url=http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/interativo/acessar_espaco_sistema/acessar.htm?auth=autenticarUsuario#pos/_/http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/interativo/acessar_espaco_sistema/acessar.htm?auth=autenticarUsuario/_/end_pos/_/

Guia do Cursista



Unidade 4


Elaboração e Edição de Textos


                                                        
          Resumos das atividades:
  • Refletir sobre a leitura digital e escrita;
  • Desenvolver habilidades para utilização do editor de texto.
Editores de texto são aplicativos que permitem criar documentos de textos, com as formatações necessárias, com numerações, cabeçalhos e rodapés. Permite ainda adicionar ao texto, figuras e imagens fotográficas, além de gráficos e tabelas. Vamos aprender o uso Broffice.org Writer o editor de texto do Sistema Educacional Linux.




Atividade:


Atividade Writer

1. Crie em seu disco local uma nova pasta chamada ATIVIDADES_NOME.

2. Crie um novo documento do Writer e copie o seguinte texto: selecione todo o texto do blog, copie e cole no documento que você criou.


Poema: A arte de ser feliz

A arte de ser feliz
Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz.
Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.
Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto.
Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde, e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.
Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse.
E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.
Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor.
Outras vezes encontro nuvens espessas.
Avisto crianças que vão para a escola.
Pardais que pulam pelo muro.
Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.
Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.
Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega.
Ás vezes, um galo canta.
Às vezes, um avião passa.
Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.
E eu me sinto completamente feliz.
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.
                                                                                       Cecília Meireles


3. Salve o documento com o nome de Atividade1.doc dentro da pasta criada anteriormente.

4. No texto, realize a seguinte formatação:

a) Selecione todo o texto e formate-o em fonte Arial, tamanho 12 e alinhamento justificado;

b) Selecione apenas o título, centralize-o e formate-o em fonte Arial, tamanho 14, com estilo negrito, com o efeito sombra, sublinhado: Onda dupla, com Palavras individuais, na cor “vermelho claro” para o sublinhado e “verde 5” para a fonte;

c) Selecione todo o texto (CTRL + A) e formate-o com espaçamento de linha 1,5 linha;

d) Selecione a primeira letra do primeiro parágrafo e formate-a em capitular;

e) Insira um cabeçalho com o texto:

Curso Introdução à Educação Digital”

Atividade avaliativa Writer – Nome: ”

formatado em Arial, tamanhos 12 e 11 respectivamente, com alinhamento centralizado e plano de fundo cinza 10%. Coloque borda na parte inferior do cabeçalho;

f) Insira no texto uma figura qualquer e coloque bordas de 0,5pt, com Quebra Automática: Ideal e espaçamento esquerdo de 0,30 cm;

g) Formate a página com margem superior de 3cm, inferior de 2cm, margem esquerda de 3cm e margem direita de 2cm e também configure o formato do papel para A4(21cm x 29,7cm);

h) Selecione o texto “Poema: A arte de ser feliz” e insira um hyperlink parahttp://pensador.uol.com.br/cecilia_meireles_poemas/

i) Insira uma tabela com duas colunas e cinco linhas (2 x 5);

j) Selecione a primeira linha da tabela e faça a mesclagem das células. Repita o mesmo procedimento com a última linha;

l) Formate as bordas externas da tabela com borda de 2,5pt na cor “Vermelho claro”;

m) Formate as bordas internas da tabela com borda simples de 1pt na cor “Verde 5”.

n) Selecione toda a tabela e formate a altura das linhas em 1cm;

o) Selecione toda a tabela e formate-a com alinhamento horizontal: centralizado e alinhamento vertical: No meio;

p) Digite os textos conforme a imagem abaixo:

Cabeçalho da tabela

Linha 1, coluna 1

Linha 1, coluna 1

Linha 2, coluna 2

Linha 2, coluna 2

Linha 3, coluna 3

Linha 3, coluna 3

Rodapé da tabela

q) Salve novamente o documento (comando Salvar) e visualize a página;

r) Exporte o documento para PDF na pasta chamada ATIVIDADES_Nome com o seguinte nome: atividade2_seunome.pdf. Após, poste sua atividade no AMBIENTE E-PROINFO - Unidade 4 Elaboração e Edição de Textos - http://e-proinfo.mec.gov.br/ .


Obs.: Somente serão aceitas para avaliação as atividades que tiverem sido enviados os arquivos nos formatos doc e pdf.






Nenhum comentário:

Postar um comentário